• Telefone: (37) 3237-2000
  • Conheça-nos

    Nossa História

    A Faculdade de Pará de Minas foi criada como extensão da Universidade Católica de Minas Gerais – UCMG, através de um convênio assinado em 15 de outubro de 1968. E, em março de 1969, esta Instituição de Educação Superior –  IES iniciou seu funcionamento, com os cursos de Licenciatura Curta em Ciências (habilitação em Matemática e Biologia), Estudos Sociais (Geografia / História) e Letras (Português / Inglês). A responsabilidade didático-pedagógica sobre os cursos oferecidos era da UCMG, sendo mantenedora da Faculdade, em Pará de Minas, a Confraria Nossa Senhora da Piedade da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade. Os cursos aqui oferecidos foram reconhecidos em 1977 e continuaram como extensão da Universidade Católica por 15 anos, até final de1984.

     A Faculdade em Pará de Minas já iniciou o ano de 1985 como instituição autônoma, mas os trâmites burocráticos continuaram e ela  desligou-se documentalmente da, agora,  Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/Minas, em 03 de dezembro de 1985. A Faculdade em Pará de Minas passa, então,  a se chamar Faculdade de Ciências Humanas de Pará de Minas.

    Em 02 de dezembro de 1987, foram autorizadas pelo Ministério da Educação – MEC as Licenciaturas Plenas em Letras (Português / Inglês e suas Literaturas), Geografia /  História e Ciências – Plenificação em Matemática, reconhecidas por este mesmo Ministério em 10 de junho de 1992.

    Em 1998, o antigo sonho da Faculdade de Ciências Humanas de  Pará de Minas de crescer, de trazer novos cursos para a cidade, volta com força total. Na época, analisando-se o futuro do mercado de trabalho brasileiro, ficou decidido começar pelo curso de Administração de Empresas. E, em 23 de novembro de 1998, foi autorizado pelo Ministério da Educação o curso de Administração de Empresas / bacharelado, que teve sua primeira turma iniciada em fevereiro de 1999.   Após alguns anos, o curso foi transformado em curso de Administração, com sua estrutura curricular renovada, por exigência de nova legislação. O primeiro reconhecimento deste curso, aconteceu em 2003, ano de formatura da primeira turma de bacharéis da Faculdade.

    Também no ano de 1998, foi encaminhado para aprovação do MEC o novo Regimento Geral da Instituição, adequado à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB – Lei n. 9394/96, sendo também solicitada, nessa ocasião, a alteração da denominação da IES para Faculdade de Pará de Minas – FAPAM. O novo Regimento, totalmente adequado à LDB, foi aprovado pelo MEC em 18 de maio de 1999 (com alterações realizadas pela Instituição em 2002 e 2003). Foi também aprovada, em outubro de 1999, a nova denominação da IES: Faculdade de Pará de Minas – FAPAM.

    Em 23 de agosto de 2000, ocorreu a autorização do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura Plena, que teve sua primeira turma iniciada em 2001. O reconhecimento do curso se deu em 2005 e a renovação de reconhecimento em 2010. O curso de Ciências – Plenificação em Matemática – foi, em 2002, atualizado e transformado em Curso de Matemática – Licenciatura Plena, autorizado com aumento do número de vagas e reconhecido pelo MEC em 2005.

    No ano de 2003, o MEC autorizou o curso de Direito – Bacharelado e sua primeira turma iniciou os estudos em fevereiro de 2004. O curso de Direito foi   reconhecido em 2008.

    Em 2005, têm início mais dois bacharelados autorizados: os cursos de Enfermagem e Nutrição, ambos reconhecidos em 2009.

    Em setembro de 2009, um importante acontecimento marcou o cotidiano acadêmico da FAPAM. A Instituição recebeu a visita, dos avaliadores designados pelo Ministério da Educação, para o primeiro recredenciamento institucional, segundo  a nova Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, a Lei do Sinaes, instituída em 2004. Sempre atenta à  legislação do ensino superior e tendo cumprido tudo o que a Lei determinava, a FAPAM estava completamente preparada para esta Avaliação e conseguiu o seu recredenciamento institucional, com altos conceitos em vários quesitos.

    Bem preparada para um desenvolvimento maior ainda, a FAPAM precisava  ampliar a oferta de cursos, em outras áreas do conhecimento. Com estes ideais,  no início de 2008,  realizou uma pesquisa de mercado para inteirar-se sobre a necessidade de novos profissionais na sociedade atual, notadamente em Minas Gerais. Esta pesquisa norteou as novas graduações que o mercado de trabalho contemporâneo exigia e a Instituição começou a solicitá-las ao Ministério da Educação.

     A IES conseguiu, em 2009, autorizações para a abertura dos cursos de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, e em Gestão da Tecnologia da Informação e, ainda, a Licenciatura em Pedagogia, esta última muito esperada em toda a região onde se encontra inserida a FAPAM. Estes três cursos obtiveram o reconhecimento no primeiro semestre de 2013.   

    Em 2011, mais um bacharelado chega à Instituição: foi autorizada a oferta do curso de Ciências Contábeis. Este Curso foi reconhecido em 2014, com alto conceito de curso.

    E, em 2012, inicia-se mais um curso da área tecnológica: Gestão Ambiental.

    Psicologia foi um dos cursos apontados na pesquisa de mercado, realizada pela FAPAM, para a abertura de novas graduações. E assim, a Instituição solicita ao Ministério da Educação este novo bacharelado, que é rapidamente autorizado em dezembro de 2013. O vestibular foi realizado em julho de 2014 e a primeira turma de Psicologia começou seus estudos em agosto deste ano. O curso de Psicologia foi reconhecido em 2018, bem antes da formatura de sua primeira turma, o que demonstra a sua excelente qualidade.

    Em 2015, tivemos um novo recredenciamento, conseguido com sucesso e, mais uma vez, a FAPAM se destacou, comprovando que possui excelência para permanecer oferecendo seus cursos e demais serviços educacionais.

    Conforme os números de 2018, a FAPAM possui mais de 1400 alunos, matriculados nos cursos de Administração, Agronegócio, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Gestão da Tecnologia da Informação, Letras, Matemática,  Pedagogia e Psicologia. Possui um corpo docente formado por professores especialistas, mestres e doutores e um grupo de mais de oitenta colaboradores  no setor técnico-administrativo e pedagógico, além de gerar muitos empregos indiretos.

    A Faculdade de Pará de Minas conta com uma infraestrutura de excelência,  favorável às práticas do ensino, pesquisa e extensão e, ainda, possui parcerias sólidas com órgãos, empresas e entidades locais, regionais, nacionais e internacionais. A Instituição possui um convênio com a Universidade Católica de Ávila (Espanha), convênio este de cooperação para intercâmbio de discentes, docentes e colaboradores do corpo técnico-administrativo.

    Em apoio ao aluno trabalhador e incentivo ao ingresso de pessoas em situação de vulnerabilidade social ao ensino superior, a FAPAM faz parte do Programa Universidade Para Todos – ProUni, do Governo Federal. E na qualidade de entidade filantrópica, a Instituição possui também seu sistema interno de distribuição de bolsas de estudo de graduação. Em torno de 30% do alunado total da IES é contemplado com bolsas, divididas entre integrais e parciais.

    A Faculdade de Pará de Minas – FAPAM completou 50 anos em 2019. Através de sua atividade-fim, a Educação Superior, a Instituição contribuiu de maneira grandiosa para o desenvolvimento do Estado.  Ao longo de sua  trajetória, a  Instituição sempre cumpriu e continua cumprindo com excelência, sua missão de educar profissionais para exercer um trabalho honesto e sério, baseado em princípios éticos e cristãos. 

    Quer uma carreira de sucesso? Venha estudar na FAPAM: um futuro de grandes realizações espera por você.

    Missão e Valores

    + Negócio

    Educação

    + Missão

    Promover o ser humano através do processo de geração e transmissão de conhecimento, com princípios éticos e cristãos, formando cidadãos capazes de transformar positivamente o ambiente à sua volta, munidos de uma consciência crítica e alinhados com a necessidade do desenvolvimento sustentável da sociedade.

    + Visão

    Ser reconhecida como uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil

    + Valores

    Fé 
    Moral 
    Coragem 
    Respeito

    + Princípios

    Interdisciplinaridade
    Fomento ao avanço tecnológico e ao progresso científico
    Incentivo à cultura e à criatividade
    Alianças com empresas e associações
    Apoio ao empreendedorismo
    Compromisso com a defesa da vida
    Foco no desenvolvimento social

    11
    10
    9
    8
    7
    6
    4

    Infraestrutura

    A Faculdade de Pará de Minas funciona em construção própria, em um amplo terreno, com uma área total de 11.202m² quadrados, sendo o local de fácil acesso para moradores de toda a região. O local do Campus FAPAM é tranquilo e privilegiado, ideal para a condução de estudos aprofundados, com ampla área de diversificada vegetação, cercada de água em abundância, com suas reservas naturais preservadas por toda a comunidade acadêmica. Com uma infraestrutura adequada e amplos espaços para todos os cursos que oferece, a parte física da Instituição é constituída de:

    – Cinco prédios de até três andares, compostos de salas de aula, laboratórios gerais e laboratórios específicos, coordenadorias, secretarias e departamentos administrativos;

    – Dois auditórios, com 200 lugares em cada um;

    – Uma sala de multimídia, uma sala de vídeo-projeção e quatro laboratórios de informática;

    – Dois espaços culturais cobertos e dois espaços abertos, para exposições, feiras e manifestações acadêmicas diversas;

    – Biblioteca Central, com 1000m2 quadrados de área construída e um acervo de 28.226 obras, totalmente voltadas para o ensino superior, espaços para estudos individuais e coletivos;

    – Lanchonete, com praça de alimentação, cercada de extensa área verde;

    – Estacionamento sinalizado, com capacidade para mais de quinhentos veículos.

    A IES possui acesso facilitado em todas as suas dependências com rampas, nos corredores e acesso às áreas de convivências, praça de alimentação, salas de aulas e biblioteca. Além disso, possui sanitários devidamente adaptados para os portadores de necessidades especiais. A infraestrutura física da Instituição está adequada para os cursos já em funcionamento e comporta, confortavelmente, toda a comunidade acadêmica.

    As portarias de entrada, de acesso ao Campus, possuem funcionários especializados, e são monitoradas vinte e quatro horas, garantindo a segurança dos alunos, professores, funcionários administrativos e visitantes.

    + Laboratórios

    A FAPAM disponibiliza para os seus alunos laboratórios específicos. Todos eles são devidamente equipados e recebem manutenção permanente. A instituição os mantém atualizados, procedendo à aquisição do que for necessário, segundo solicitação dos coordenadores de cursos e técnicos dos referidos laboratórios.

     1) Laboratórios Pedagógicos:

    + Laboratório Brinquedoteca.

    + Laboratório de Matemática.

    + Laboratório de Línguas.

    2) Laboratórios de Ciências da Saúde:

    + Anatomia / Fisiologia / Embriologia.

    + Bioquímica / Bromatologia.

    + Semiologia / Semiotécnica.

    + Meio Ambiente / Botânica. (fase de mudança)

    + Microbioloiga.

    3) Laboratório de Direito:

    + Núcleo de Práticas Jurídicas.

    4) Laboratório de Gestão da Tecnologia da Informação:

    + Laboratório de Computação.

    5) Laboratórios de Práticas Empresariais:

    + Laboratório de Simulação Empresarial.

    + Laboratório de Tecnologia Gerencial.

    6) Laboratórios de Psicologia

    + Serviço de Psicologia Aplicada

    + Salas especializadas em atendimentos psicológicos individuais e grupais

    + Salas especializadas em atendimentos psicológicos infantis

    + Sala espelhada

    Corpo Dirigente

    Ruperto Benjamin Cabanellas Vega

    DIRETOR GERAL

      

    Marcus Vinícius Barbosa de Araújo

    VICE-DIRETOR

      

    Confraria Nossa Senhora da Piedade

    A mantenedora

    A Confraria Nossa Senhora da Piedade da Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Pará de Minas, Mantenedora da FAPAM – Faculdade de Pará de Minas, com sede e foro na Rua Ricardo Marinho, 110, Bairro São Geraldo, nesta Cidade de Pará de Minas/MG, com seus Estatutos originais datados de 23 de dezembro de 1959, registrados no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas da Comarca de Pará de Minas/MG, livro A-I, fl. 41, sob nº 45, inscrita no CNPJ sob o n.o 20.923.264/0001-24, é uma Associação de direito privado, Religiosa, Educacional e de Assistência Social, reconhecida de Utilidade Pública Federal pelo Decreto nº 62.712 de 16/05/1968, e de Utilidade Pública Municipal pela Lei n.o 3.089 de 26/08/1994, com personalidade jurídica própria, sem fins econômicos, vinculada à Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Pará de Minas.

    Diretor Espiritual: 
    Revmo. Pe. Lúcio Flávio Galvão Camargos

    Presidente: 
    Sr. José Cornélio de Oliveira

    Vice-Presidente: 
    Pe. Edmar Antônio de Souza

    Primeira Secretária: 
    Sra. Ana Maria Moreira da Silveira

    Segunda Secretária: 
    Sra. Maria José de Jesus

    Primeiro Tesoureiro: 
    Sr. Alexandre Morais de Paiva

    Segunda Tesoureira: 
    Sra. Elza das Graças Alves da Silva

    Conselho Fiscal – Efetivos: 
    1) Antonieta Soares de Castro Santos
    2) Edson da Silva
    3) Luiz da Silva Martins
    4) Lauro Rosário Rezende
    5) Wagner de Castro Guimarães

    Conselho Fiscal – Suplentes: 
    1) Pe. Everaldo Quirino Ferreira
    2) Otaviano Marinho da Fonseca
    3) Maria Perpétua Batista de Fátima Alves

    Skip to content