No último dia 19 de setembro, as discentes do Curso de Pedagogia, Marina Taís Gabriel da Silva e Poliane Marta Rezende Pádua, acompanhadas pelo seu orientador e coordenador do Curso, professor Matheus de Oliveira Guimarães, estiveram presentes no XVI Simpósio do Instituto de Ciências Humanas da PUC Minas, realizado no Campus Coração Eucarístico, em Belo Horizonte.

Dois artigos produzidos pelos pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Contemporânea (GEPEC/FAPAM), vinculado ao Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Direito à Educação, Diversidade e Inclusão – FAPAM / PUCMinas foram apresentados na ocasião do Evento.

O primeiro deles, intitulado “Os impactos de experiências de contextos de vulnerabilidade social sobre os processos de aprendizagem: o aluno entre o enjeitamento e a escola”, orientado pelo Professor Matheus Guimarães e produzido pelas discentes Marina Taís Gabriel da Silva e Poliane Marta Rezende Pádua, apresentou discussões sobre uma pesquisa recentemente concluída no âmbito do grupo de pesquisa.

O segundo artigo, “A escola e a formação dos valores éticos e morais de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso”, trata de pesquisa em andamento no grupo e cujos dados preliminares foram apresentados na ocasião do Simpósio.

Para além da participação nas sessões de comunicação do XVI Simpósio do Instituto de Ciências Humanas da PUC Minas e da publicação dos dois artigos produzidos pelos pesquisadores, a presença das alunas e do professor no evento ensejou novas parcerias com pesquisadores de outras instituições que, além de contribuírem com importantes reflexões sobre os temas de estudo, pretendem estreitar o vínculo com o GEPEC com vistas à ampliação das redes de pesquisa.

Segundo o professor-orientador dos trabalhos, coordenador do GEPEC e pesquisador do NUPIDEDI, Professor Matheus Guimarães, “para além da experiência acadêmica, esse tipo de vivência fortalece a autoestima de nossos discentes, evidenciando aos mesmos seu próprio potencial e as inúmeras possibilidades de transformação que uma formação sólida e de qualidade pode ensejar. Nossas alunas voltaram do Simpósio muito satisfeitas com as interlocuções estabelecidas e ainda mais animadas com suas pesquisas em desenvolvimento no GEPEC”.

Calendários

Acesso os calendários FAPAM

>> Calendário CEFAPAM

>> Calendário Acadêmico

Clique aqui para ver a localização.