Conheça-nos

Nossa História

A Faculdade de Pará de Minas foi criada como extensão da Universidade Católica de Minas Gerais – UCMG, através de um convênio assinado em 15 de outubro de 1968. E, em março de 1969, esta Instituição de Educação Superior –  IES iniciou seu funcionamento, com os cursos de Licenciatura Curta em Ciências (habilitação em Matemática e Biologia), Estudos Sociais (Geografia / História) e Letras (Português / Inglês). A responsabilidade didático-pedagógica sobre os cursos oferecidos era da UCMG, sendo mantenedora da Faculdade, em Pará de Minas, a Confraria Nossa Senhora da Piedade da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade. Os cursos aqui oferecidos foram reconhecidos em 1977 e continuaram como extensão da Universidade Católica por 15 anos, até final de1984.

 A Faculdade em Pará de Minas já iniciou o ano de 1985 como instituição autônoma, mas os trâmites burocráticos continuaram e ela  desligou-se documentalmente da, agora,  Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/Minas, em 03 de dezembro de 1985. A Faculdade em Pará de Minas passa, então,  a se chamar Faculdade de Ciências Humanas de Pará de Minas.

Em 02 de dezembro de 1987, foram autorizadas pelo Ministério da Educação – MEC as Licenciaturas Plenas em Letras (Português / Inglês e suas Literaturas), Geografia /  História e Ciências – Plenificação em Matemática, reconhecidas por este mesmo Ministério em 10 de junho de 1992.

Em 1998, o antigo sonho da Faculdade de Ciências Humanas de  Pará de Minas de crescer, de trazer novos cursos para a cidade, volta com força total. Na época, analisando-se o futuro do mercado de trabalho brasileiro, ficou decidido começar pelo curso de Administração de Empresas. E, em 23 de novembro de 1998, foi autorizado pelo Ministério da Educação o curso de Administração de Empresas / bacharelado, que teve sua primeira turma iniciada em fevereiro de 1999.   Após alguns anos, o curso foi transformado em curso de Administração, com sua estrutura curricular renovada, por exigência de nova legislação. O primeiro reconhecimento deste curso, aconteceu em 2003, ano de formatura da primeira turma de bacharéis da Faculdade.

Também no ano de 1998, foi encaminhado para aprovação do MEC o novo Regimento Geral da Instituição, adequado à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB – Lei n. 9394/96, sendo também solicitada, nessa ocasião, a alteração da denominação da IES para Faculdade de Pará de Minas – FAPAM. O novo Regimento, totalmente adequado à LDB, foi aprovado pelo MEC em 18 de maio de 1999 (com alterações realizadas pela Instituição em 2002 e 2003). Foi também aprovada, em outubro de 1999, a nova denominação da IES: Faculdade de Pará de Minas – FAPAM.

Em 23 de agosto de 2000, ocorreu a autorização do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura Plena, que teve sua primeira turma iniciada em 2001. O reconhecimento do curso se deu em 2005 e a renovação de reconhecimento em 2010. O curso de Ciências – Plenificação em Matemática – foi, em 2002, atualizado e transformado em Curso de Matemática – Licenciatura Plena, autorizado com aumento do número de vagas e reconhecido pelo MEC em 2005.

No ano de 2003, o MEC autorizou o curso de Direito – Bacharelado e sua primeira turma iniciou os estudos em fevereiro de 2004. O curso de Direito foi   reconhecido em 2008.

Em 2005, têm início mais dois bacharelados autorizados: os cursos de Enfermagem e Nutrição, ambos reconhecidos em 2009.

Em setembro de 2009, um importante acontecimento marcou o cotidiano acadêmico da FAPAM. A Instituição recebeu a visita, dos avaliadores designados pelo Ministério da Educação, para o primeiro recredenciamento institucional, segundo  a nova Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, a Lei do Sinaes, instituída em 2004. Sempre atenta à  legislação do ensino superior e tendo cumprido tudo o que a Lei determinava, a FAPAM estava completamente preparada para esta Avaliação e conseguiu o seu recredenciamento institucional, com altos conceitos em vários quesitos.

Bem preparada para um desenvolvimento maior ainda, a FAPAM precisava  ampliar a oferta de cursos, em outras áreas do conhecimento. Com estes ideais,  no início de 2008,  realizou uma pesquisa de mercado para inteirar-se sobre a necessidade de novos profissionais na sociedade atual, notadamente em Minas Gerais. Esta pesquisa norteou as novas graduações que o mercado de trabalho contemporâneo exigia e a Instituição começou a solicitá-las ao Ministério da Educação.

 A IES conseguiu, em 2009, autorizações para a abertura dos cursos de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, e em Gestão da Tecnologia da Informação e, ainda, a Licenciatura em Pedagogia, esta última muito esperada em toda a região onde se encontra inserida a FAPAM. Estes três cursos obtiveram o reconhecimento no primeiro semestre de 2013.   

Em 2011, mais um bacharelado chega à Instituição: foi autorizada a oferta do curso de Ciências Contábeis. Este Curso foi reconhecido em 2014, com alto conceito de curso.

E, em 2012, inicia-se mais um curso da área tecnológica: Gestão Ambiental.

Psicologia foi um dos cursos apontados na pesquisa de mercado, realizada pela FAPAM, para a abertura de novas graduações. E assim, a Instituição solicita ao Ministério da Educação este novo bacharelado, que é rapidamente autorizado em dezembro de 2013. O vestibular foi realizado em julho de 2014 e a primeira turma de Psicologia começou seus estudos em agosto deste ano. O curso de Psicologia foi reconhecido em 2018, bem antes da formatura de sua primeira turma, o que demonstra a sua excelente qualidade.

Em 2015, tivemos um novo recredenciamento, conseguido com sucesso e, mais uma vez, a FAPAM se destacou, comprovando que possui excelência para permanecer oferecendo seus cursos e demais serviços educacionais.

Conforme os números de 2018, a FAPAM possui mais de 1400 alunos, matriculados nos cursos de Administração, Agronegócio, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Gestão da Tecnologia da Informação, Letras, Matemática,  Pedagogia e Psicologia. Possui um corpo docente formado por professores especialistas, mestres e doutores e um grupo de mais de oitenta colaboradores  no setor técnico-administrativo e pedagógico, além de gerar muitos empregos indiretos.

A Faculdade de Pará de Minas conta com uma infraestrutura de excelência,  favorável às práticas do ensino, pesquisa e extensão e, ainda, possui parcerias sólidas com órgãos, empresas e entidades locais, regionais, nacionais e internacionais. A Instituição possui um convênio com a Universidade Católica de Ávila (Espanha), convênio este de cooperação para intercâmbio de discentes, docentes e colaboradores do corpo técnico-administrativo.

Em apoio ao aluno trabalhador e incentivo ao ingresso de pessoas em situação de vulnerabilidade social ao ensino superior, a FAPAM faz parte do Programa Universidade Para Todos – ProUni, do Governo Federal. E na qualidade de entidade filantrópica, a Instituição possui também seu sistema interno de distribuição de bolsas de estudo de graduação. Em torno de 30% do alunado total da IES é contemplado com bolsas, divididas entre integrais e parciais.

A Faculdade de Pará de Minas – FAPAM completou 50 anos em 2019. Através de sua atividade-fim, a Educação Superior, a Instituição contribuiu de maneira grandiosa para o desenvolvimento do Estado.  Ao longo de sua  trajetória, a  Instituição sempre cumpriu e continua cumprindo com excelência, sua missão de educar profissionais para exercer um trabalho honesto e sério, baseado em princípios éticos e cristãos. 

Quer uma carreira de sucesso? Venha estudar na FAPAM: um futuro de grandes realizações espera por você.

Missão

Promover o ser humano através do processo de geração e transmissão de conhecimento, com princípios éticos e cristãos, formando cidadãos capazes de transformar positivamente o ambiente à sua volta, munidos de uma consciência crítica e alinhados com a necessidade do desenvolvimento sustentável da sociedade.

Visão

Ser reconhecida como uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil

Valores


Moral
Coragem
Respeito

Princípios

Interdisciplinaridade fomento ao avanço tecnológico e ao progresso científico Incentivo à cultura e à criatividade. Alianças com empresas e associações. Apoio ao empreendedorismo Compromisso com a defesa da vida Foco no desenvolvimento social.

Infraestrutura

A Faculdade de Pará de Minas funciona em construção própria, em um amplo terreno, com uma área total de 11.202m² quadrados, sendo o local de fácil acesso para moradores de toda a região. O local do Campus FAPAM é tranquilo e privilegiado, ideal para a condução de estudos aprofundados, com ampla área de diversificada vegetação, cercada de água em abundância, com suas reservas naturais preservadas por toda a comunidade acadêmica. Com uma infraestrutura adequada e amplos espaços para todos os cursos que oferece, a parte física da Instituição é constituída de:

– Cinco prédios de até três andares, compostos de salas de aula, laboratórios gerais e laboratórios específicos, coordenadorias, secretarias e departamentos administrativos;

– Dois auditórios, com 200 lugares em cada um;

– Uma sala de multimídia, uma sala de vídeo-projeção e quatro laboratórios de informática;

– Dois espaços culturais cobertos e dois espaços abertos, para exposições, feiras e manifestações acadêmicas diversas;

– Biblioteca Central, com 1000m2 quadrados de área construída e um acervo de 28.226 obras, totalmente voltadas para o ensino superior, espaços para estudos individuais e coletivos;

– Lanchonete, com praça de alimentação, cercada de extensa área verde;

– Estacionamento sinalizado, com capacidade para mais de quinhentos veículos.

A IES possui acesso facilitado em todas as suas dependências com rampas, nos corredores e acesso às áreas de convivências, praça de alimentação, salas de aulas e biblioteca. Além disso, possui sanitários devidamente adaptados para os portadores de necessidades especiais. A infraestrutura física da Instituição está adequada para os cursos já em funcionamento e comporta, confortavelmente, toda a comunidade acadêmica.

As portarias de entrada, de acesso ao Campus, possuem funcionários especializados, e são monitoradas vinte e quatro horas, garantindo a segurança dos alunos, professores, funcionários administrativos e visitantes.

+ Laboratórios

A FAPAM disponibiliza para os seus alunos laboratórios específicos. Todos eles são devidamente equipados e recebem manutenção permanente. A instituição os mantém atualizados, procedendo à aquisição do que for necessário, segundo solicitação dos coordenadores de cursos e técnicos dos referidos laboratórios.

1) Laboratórios Pedagógicos:

+ Laboratório Brinquedoteca.

+ Laboratório de Matemática.

+ Laboratório de Línguas.

2) Laboratórios de Ciências da Saúde:

+ Anatomia / Fisiologia / Embriologia.

+ Bioquímica / Bromatologia.

+ Semiologia / Semiotécnica.

+ Meio Ambiente / Botânica. (fase de mudança)

+ Microbioloiga.

3) Laboratório de Direito:

+ Núcleo de Práticas Jurídicas.

4) Laboratório de Gestão da Tecnologia da Informação:

+ Laboratório de Computação.

5) Laboratórios de Práticas Empresariais:

+ Laboratório de Simulação Empresarial.

+ Laboratório de Tecnologia Gerencial.

6) Laboratórios de Psicologia

+ Serviço de Psicologia Aplicada

+ Salas especializadas em atendimentos psicológicos individuais e grupais

+ Salas especializadas em atendimentos psicológicos infantis

+ Sala espelhada

Corpo Dirigente

Wellington Clayton Silva

Diretor Geral

 

Elias Wagner Silva

Vice-diretor

 

Confraria Nossa Senhora da Piedade

A mantenedora

A Confraria Nossa Senhora da Piedade da Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Pará de Minas, Mantenedora da FAPAM – Faculdade de Pará de Minas, com sede e foro na Rua Ricardo Marinho, 110, Bairro São Geraldo, nesta Cidade de Pará de Minas/MG, com seus Estatutos originais datados de 23 de dezembro de 1959, registrados no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas da Comarca de Pará de Minas/MG, livro A-I, fl. 41, sob nº 45, inscrita no CNPJ sob o n.o 20.923.264/0001-24, é uma Associação de direito privado, Religiosa, Educacional e de Assistência Social, reconhecida de Utilidade Pública Federal pelo Decreto nº 62.712 de 16/05/1968, e de Utilidade Pública Municipal pela Lei n.o 3.089 de 26/08/1994, com personalidade jurídica própria, sem fins econômicos, vinculada à Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Pará de Minas.

DIRETOR ESPIRITUAL: 
Revmo. Pe. Lúcio Flávio Galvão Camargos

PRESIDENTE
José Heliomar Camargos

VICE-PRESIDENTE
Maria José de Jesus

PRIMEIRA SECRETÁRIA
Ana Maria Moreira da Silveira

SEGUNDO SECRETÁRIO
Padre Edmar Antônio de Souza

PRIMEIRO TESOUREIRO
Flávio Salgueiro Moreira

SEGUNDO TESOUREIRO
Alexandre Morais de Paiva

CONSELHO FISCAL

Membros Efetivos:

Antonieta Soares de Castro Santos

Dulce Maria Lara Arruda

Maria de Lourdes Alves Ferreira Fonseca

Vânia Salete Lara Soldati

Wagner de Castro Guimarãe

Membros Suplentes:

Padre Alex Cristiano dos Santos

Elza das Graças Alves da Silva

Lauro Rosário Rezende