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  • Letras

    LETRAS

    A graduação em Letras é um curso que prepara o aluno para os diferentes campos de estudo das palavras — sejam diferentes idiomas até a linguística, a literatura e a produção textual. O aluno egresso de Letras sai do curso com conhecimentos em semântica, fonologia, literatura e muito mais.

    O curso de Letras da FAPAM, atualmente, objetiva a formação do professor de Português e suas Literaturas para os níveis fundamental e médio. Além disso, o graduado tem a possibilidade de atuar como revisor de texto, tradutor, analista de obras literárias e professor de Libras. Com a pós-graduação, o profissional pode também lecionar no ensino superior.

    + Como é o curso de graduação em Letras da FAPAM?

    Oferecido em regime semestral, com carga horária distribuída em 8 semestres, o curso conta com um Laboratório de Línguas que proporciona o contato sistemático com os estudos linguísticos, além dos laboratórios de informática e biblioteca para o enriquecimento cultural e tecnológico.

    O corpo docente é composto por 80% de mestres e doutores, com ampla experiência profissional e docente, para desenvolver nos alunos características essenciais para lecionar, analisar e compreender as diversas nuances das línguas.

    DADOS

    Noturno

    3.200 horas

    + 400 horas de Atividades Práticas Supervisionadas.

    8 períodos

    R$820,62*

    *Valor Mensal. Valor válido para pagamento até a data de vencimento.

    Nota 4 de 5 no MEC
    4/5

    O curso de Letras da FAPAM foi reconhecido pela Portaria Ministerial nº 850 de 09 de junho de 1992.

    Coordenador do Curso

    MATHEUS DE OLIVEIRA GUIMARÃES

      

    coord.letras@fapam.edu.br

    Veja o que nossos alunos falam sobre o curso

    Dados do curso

    • Corpo Docente
    • Estrutura Curricular
    • Núcleo Docente Estruturante (NDE)
    • Enade
    • Arquivos do Curso
    • Periódicos Digitais
    • Horários
    • Reconhecimentos Externos

    ALEXANDRE BRITTO PEREIRA     
    Mestrado em Psicologia pela UFMG.
    Graduação em Psicologia pela UFMG.
    Graduação em Educação Física pela UFMG.

    CRISTINA MARA FRANÇA PINTO    
    Mestrado em Letras pela PUC-MG. 
    Especialização em Língua Portuguesa pela PUC-MG. 
    Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação pela UFJF. 
    Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento pela UFSJ. 
    Graduação em Letras pela FAPAM.

    DANIEL DE OLIVEIRA CAPANEMA     
    Mestrado em Modelagem Matemática Computacional pelo CEFET - MG.
    Especialização em Desenvolvimento de Sistemas para WEB pela PUC Minas. 
    Graduação em Ciência da Computação pela UIT - Universidade de Itaúna. 

    DOMINGOS LEONARDO VIEIRA PEREIRA     
    Doutorado e Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia - INPA.
    MBA em Gestão do Ambiente e Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas - FGV.
    Graduação em Ciências Biológicas pela PUC-MG.

    MATHEUS DE OLIVEIRA GUIMARÃES    
    Mestrado em Educação pela UFOP.
    Especialização em Políticas Públicas pela UFOP.
    Especialização em Práticas Pedagógicas pela UFOP.
    Graduação em Filosofia pela ICSH.
    Graduação em Pedagogia pela FGD.
    Graduação em Direito pela UFOP.

    RENATA TEIXEIRA DA SILVA     
    Mestrado em Gestão e Avaliação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
    Especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho
    Graduação em Letras e Direito.

    SILVANA APARECIDA BATISTA E ALMEIDA      
    Mestrado em Letras pela UFMG
    Especialização em Língua Portuguesa pela PUC - MG. 
    Especialização em Metodologia e Didática do Ensino pelas Faculdades Claretianas, Batatais - SP. 
    Pós-graduação em Educação Empreendedora pela UFSJ. Pós -graduação em Tecnologia da Informação e da Comunicação no Ensino Fundamental pela UFJF
    Graduação em Letras pela FAPAM.
     
    VANESSA FARIA VIANA     
    Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC - MG. 
    Especialização em Língua Portuguesa - Leitura e Produção de Textos pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH. 
    Graduação em Letras pela FAPAM.
     
    WELLINGTON CLAYTON SILVA    
    Mestrado em Ensino de Ciências com ênfase em Física-UFOP
    Especialização em Educação Ambiental Princípios e Práticas pela PUC MG. 
    Graduação em Física pelo Centro Universitário de Formiga. 
    Graduação em Matemática pela FAPAM.
         

    Semestre

    Família

    Disciplina

     

    1

    ES

    Língua Portuguesa I

    80

    1

    ES

    Teoria da Literatura

    40

    1

    ES

    Literatura Portuguesa I

    40

    1

    PE

    Prática em planejamento: Organização e Gestão Escolar

    40 

    1

    TA

    Profissão e Formação Docente

    80

    1

    TI

    Português Instrumental

    40 

    1

    TI

    Cultura Religiosa

    40

    1

    TI

    Metodologia Científica

    40 

    2

    ES

    Língua Portuguesa II

    80

    2

    ES

    Linguística Geral I

    40

    2

    ES

    Literatura Portuguesa II

    40

    2

    PE

    TDICs aplicadas à Educação

    40 

    2

    PI

    Projeto Integrador

    40 

    2

    TA

    Didática Geral

    40

    2

    TI

    Leitura e Produção de Texto

    80

    2

    TI

    Filosofia e Ética

    40 

    2

    TI

    Sociologia e Antropologia (Relações Etnico-Raciais)

    40 

    3

    ES

    Língua Portuguesa III

    80

    3

    ES

    Literatura Brasileira I

    40

    3

    ES

    Linguística Geral II

    40

    3

    PE

    Prática de Ensino: Projetos em História da Educação

    40 

    3

    PI

    Projeto Integrador

    40 

    3

    TA

    Legislação e Políticas Educacionais

    40

    3

    TI

    Empreendedorismo

    40 

    3

    ES

    Língua Latina

    40

    3

    TI

    LIBRAS

    40 

    3

    TA

    Psicologia  do Desenvolvimento

    40

    4

    ES

    Língua Portuguesa IV

    80

    4

    ES

    Literatura Brasileira I I

    40

    4

    TI

    Raciocínio Lógico

    40

    4

    ES

    Linguística  Textual

    40

    4

    PE

    Prática de Ensino: Produção de texto

    80 

    4

    PI

    Projeto Integrador

    40 

    4

    TA

    Psicologia  da Aprendizagem

    40

    4

    TA

    Estágio  Curricular Supervisionado I

    80 

    4

    TI

    Educação Ambiental e Sustantabilidade

    40 

    4

    TI

    Direito, Cidadania e Responsabilidade Social

    40 

    5

    ES

    Língua Portuguesa V

    80

    5

    ES

    Literatura Brasileira III

    40

    5

    ES

    Literatura Afroameríndia

    40

    5

    ES

    Análise do Discurso I

    40

    5

    ES

    Fonética e Fonologia

    40

    5

    PE

    Prática de Ensino: Inglês Instrumental e Práticas de Leitura

    80 

    5

    PI

    Projeto Integrador

    40 

    5

    AC

    Atividades Acadêmicas Complementares

    50 

    5

    TA

    Estágio Curricular Supervisionado II

    80 

    6

    ES

    Língua Portuguesa VI

    40

    6

    ES

    Literatura Brasileira IV

    40

    6

    ES

    Análise  do Discurso II

    40

    6

    ES

    Sociolinguística

    40

    6

    ES

    Literatura Infanto -juvenil

    40

    6

    PE

    Prática de Ensino - Educação Inclusiva

    40 

    6

    PI

    Projeto Integrador

    40 

    6

    TA

    Avaliação Educacional

    80

    6

    AC

    Atividades Acadêmicas Complementares

    50 

    6

    TA

    Estágio Curricular Supervisionado III

    80 

    7

    ES

    Língua Portuguesa VII

    80

    7

    PE

    Prática de Ensino: Métodos e Técnicas em Língua e Literatura

    40 

    7

    PI

    Projeto Integrador

    40 

    7

    TA

     Estatística aplicada à Educação

    40

    7

    TA

    Estágio Curricular Supervisionado IV

    80 

    7

    AC

    Atividades Acadêmicas Complementares

    50 

    7

    TA

    Tópicos Especiais em LIBRAS

    40 

    7

    ES

    Literatura Brasileira V

    40

    8

    ES

    Tópicos Especiais  em Linguagem

    80

    8

    ES

    Tópicos Especiais em Literatura

    40

    8

    PE

    Prática de Ensino: Projetos em Temas Transversais

    40 

    8

    PI

    Projeto Integrador

    40 

    8

    TA

    Diversidade na Educação

    80

    8

    TA

    Estágio Curricular Supervisionado V

    80 

    8

    AC

    Atividades Acadêmicas Complementares

    50 

    O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão responsável pela concepção dos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação da FAPAM – Faculdade de Pará de Minas, e tem por finalidade sua implantação, avaliação, atualização e consolidação, entre outras atribuições.

    De acordo com a Resolução nº 01, de 17 de junho de 2010, da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), o Núcleo Docente Estruturante (NDE) deve ser formado por um grupo de docentes com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuantes no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

    + Membros

    CRISTINA MARA FRANÇA PINTO    
    Doutoranda em Estudos Linguísticos pela UFMG. 
    Mestrado em Letras pela PUC-MG. 
    Especialização em Língua Portuguesa pela PUC-MG. 
    Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação pela UFJF. 
    Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento pela UFSJ. 
    Graduação em Letras pela FAPAM.

    MARCIO EDUARDO SENRA NOGUEIRA PEDROSA MORAIS   
    Doutorado em Direito pela PUC - MG.
    Mestrado em Teoria do Direito pela PUC - MG.
    Especialização em Ciências Criminais pela Universidade Gama Filho.
    Graduação em Direito pela Universidade de Itaúna.

    MATHEUS DE OLIVEIRA GUIMARÃES    
    Mestrado em Educação pela UFOP.
    Especialização em Políticas Públicas pela UFOP.
    Especialização em Práticas Pedagógicas pela UFOP.
    Graduação em Filosofia pela ICSH.
    Graduação em Pedagogia pela FGD.
    Graduação em Direito pela UFOP.

    RENATA TEIXEIRA DA SILVA     
    Mestrado em Gestão e Avaliação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
    Especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho
    Graduação em Letras e Direito

    VANESSA FARIA VIANA     
    Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC - MG. 
    Especialização em Língua Portuguesa - Leitura e Produção de Textos pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH. 
    Graduação em Letras pela FAPAM.

    Caro estudante FAPAM, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos respectivos cursos de graduação, como também as habilidades e competências em sua formação. Deste modo, é um momento fundamental na vida acadêmica de todos os alunos.

    Ao participar da prova com responsabilidade e comprometimento, você representará, além do seu curso, seus colegas e a FAPAM. Com o objetivo de alcançarmos um resultado positivo, disponibilizamos nesta página ferramentas de apoio para que você possa revisar os conteúdos, como também se preparar adequadamente para o Exame. As provas disponibilizadas têm por objetivo apresentar a você, aluno, as questões abordadas, sendo também um importante instrumento de revisão dos conteúdos abordados durante a sua graduação. Bons estudos e uma excelente prova!

    Provas e gabaritos

    Abaixo, estão disponíveis as provas anteriores (divididas por cursos), como também os gabaritos da parte objetiva e o padrão de resposta das questões discursivas. Outras informações acerca do ENADE podem ser obtidas no site do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

    AnoProvaGabaritoPadrão de Resposta

          2005      

                              
    2008
    2011
    Academia Brasileira de Letras - ABL

    A Academia Brasileira de Letras (ABL) é uma instituição cultural inaugurada em 20 de julho de 1897* e sediada no Rio de Janeiro, cujo objetivo é o cultivo da língua e da literatura nacionais.

    Compõe-se a ABL de 40 membros efetivos e perpétuos, e 20 sócios correspondentes estrangeiros.

    ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação

    A ANPED é uma associação sem fins lucrativos que congrega programas de pós-graduação stricto sensu em educação, professores e estudantes vinculados a estes programas e demais pesquisadores da área. Ela tem por finalidade o desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura, dentro dos princípios da participação democrática, da liberdade e da justiça social.

    Associação de Leitura do Brasil - ALB

    A ALB nasceu no início dos anos 80, durante o terceiro COLE, por decisão de assembleia. O comitê provisório da entidade tomou posse e realizou sua primeira reunião nos dias 17 e 18 de Dezembro de 1981. A Associação de Leitura do Brasil e o Congresso de Leitura do Brasil formaram-se no interior da luta pela redemocratização do país e foram importantes instrumentos de garantia do direito à palavra e veículo de expressão de diversos segmentos sociais.

    CAPES - Conselho de Ensino à Pesquisa e Ensino Superior

    A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC), desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação.

    Em 2007, passou também a atuar na formação de professores da educação básica ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado no Brasil e no exterior.

    CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade

    O Centro de Estudos Educação e Sociedade surgiu em março de 1979, em Campinas (SP), como resultado da atuação de alguns educadores preocupados com a reflexão e a ação ligadas às relações da educação com a sociedade. A partir de sua criação, o CEDES passou a editar a Revista Educação & Sociedade, e atualmente edita também os Cadernos CEDES. A idéia primeira de criação do Centro, assim como o primeiro número da Revista, surgiram durante o I Seminário de Educação Brasileira, realizado em 1978, na Unicamp.

    CNPQ - Conselho Nacional de Pesquisa

    O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.

    Criado em 1951, desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.

    Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística

    O Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter cultural e educacional, fundada em 1999, com sede em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil e constituída por profissionais de diversas áreas do conhecimento, para realizar projetos de interesse político-linguístico em sentido amplo, conforme os seguintes objetivos: Instaurar processos de Educação Linguística visando a desenvolver a reflexão e combater o preconceito na área de línguas; Apoiar e realizar pesquisas na área de Política Linguística; Capacitar profissionais; Traduzir, publicar e divulgar estudos na área; Criar e gerir um centro de documentação; Apoiar tecnicamente os falantes das línguas minoritárias, indígenas ou de imigração; Refletir e agir sobre as políticas linguísticas no/do Mercosul; Refletir e agir sobre as políticas linguísticas na/da Lusofonia.

    Língua Brasil

    Site patrocinado pelo Instituto Euclides da Cunha. Responsável: Maria Tereza de Queiroz Piacentini (Professora de Português, licenciada em Letras e Mestre em Educação pela UFSC)

    O sítio Língua Brasil é um espaço aberto a pesquisa de diferentes temas da língua portuguesa. No total já foram editadas 300 colunas da série Não Tropece na Língua e mais de 350 respostas a dúvidas gramaticais dos leitores.

    Projeto Vercial

    A maior base de dados sobre literatura portuguesa.

    Site apoiado pelo Alfarrábio da Universidade do Minho | © 1996-2013 Projecto Vercial

    Repertório Brasileiro de Língua e Literatura Latina (1830-1996)

    Eduardo Tuffani

    Repertório Brasileiro de Língua e Literatura Latina (1830-1996)

    Versão Ampliada

    Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense

    Rua Visconde do Rio Branco, s.n. - Gragoatá - 24210-350 - Niterói - RJ

    Centro de Referência Mário Covas - Educação Inclusiva

    O Centro de Referência em Educação Mario Covas - C R E - , idealizado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, tem como objetivo ser um referencial pedagógico de excelência na disseminação da informação educacional. Para isso, conta com um acervo documental que poderá ser consultado fisicamente, em sua sede, ou acessado virtualmente pelo site.

    Centro de Referência Virtual do Professor

    CENTRO DE REFERÊNCIA VIRTUAL DO PROFESSOR - CRV é um portal educacional da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Esse portal oferece recursos de apoio ao professor para o planejamento, execução e avaliação das suas atividades de ensino na Educação Básica.

    O CRV oferece informações contextualizadas sobre conteúdos e métodos de ensino das disciplinas da Educação Básica, assim como ferramentas para a troca de experiências pedagógicas e trabalho colaborativo através do Fórum de Discussão e do Sistema de Troca de Recursos Educacionais (STR).

    INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais  

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro com o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e eqüidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral.

    Ministério da Educação  

    O Ministério da Educação foi criado em 1930, logo após a chegada de Getúlio Vargas ao poder. Com o nome de Ministério da Educação e Saúde Pública, a instituição desenvolvia atividades pertinentes a vários ministérios, como saúde, esporte, educação e meio ambiente. Até então, os assuntos ligados à educação eram tratados pelo Departamento Nacional do Ensino, ligado ao Ministério da Justiça.

    Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua portuguesa  

    Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro,considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Com isso, pretende-se criar condições, nas escolas, que permitam aos nossos jovens ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania.

    Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua estrangeira  

    Primordialmente, objetiva-se restaurar o papel da Língua Estrangeira na formação educacional. A aprendizagem de uma língua estrangeira, juntamente com a língua materna, é um direito de todo cidadão, conforme expresso na Lei de Diretrizes e Bases e na Declaração Universal dos Direitos Linguísticos, publicada pelo CentroInternacional Escarré para Minorias Étnicas e Nações (Ciemen) e pelo PEN-Club Internacional. Sendo assim, a escola não pode mais se omitir em relação a essa aprendizagem.

    Portal Aprendiz    

     Site jornalístico atualizado diariamente e de conteúdo aberto, que trata de educação, cidadania e trabalho.

    O Portal Aprendiz se lança agora a novos desafios. Site referência em educação e cidadania desde seu lançamento em 1997, o Portal assume uma posição no debate contemporâneo da educação integral no Brasil e estabelece como foco apresentar e discutir as possibilidades que as cidades oferecem para a educação das pessoas.

    Secretaria de Estado da Educação - MG    

    Site da Secretaria de Estado da Educação contém informações importantes sobre a educação do Estado de Minas Gerais.

    Portal do Professor    

    Ministério da Educação em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia.

    Este portal é um espaço para você professor acessar sugestões de planos de aula, baixar mídias de apoio, ter notícias sobre educação e iniciativas do MEC ou até mesmo compartilhar um plano de aula, participar de uma discussão ou fazer um curso. Venha fazer parte desta comunidade!

    Veduca    

    Os melhores cursos universitários do Brasil e do Mundo ao alcance de todos. O Portal Veduca ainda conta com a possibilidade de fazer cursos online e fazer pesquisas completas sobre os mais variados assuntos. O site ainda conta com um espaço muito especial de vídeos em que é possível acompanhar aulas dos grandes professores do Brasil e do mundo.

     Como você, somos apaixonados por aprender.

    O Veduca é uma empresa brasileira de tecnologia cujo propósito é levar o ensino superior de qualidade a qualquer pessoa que se disponha a aprender. Acreditamos que você é o maior responsável pelo seu próprio desenvolvimento. Nosso trabalho é disponibilizar as melhores ferramentas para que você possa trilhar seu caminho de sucesso.

    Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

    Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária

    A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, foi criada em janeiro de 2005 e seu edifício inaugurado em março de 2013 para abrigar e integrar a brasiliana reunida ao longo de 80 anos pelo bibliófilo José Mindlin, cuja doação à Universidade de São Paulo foi realizada por ele e sua esposa Guita, e consolidada por seus filhos Betty Mindlin, Diana Mindlin, Sérgio Mindlin e Sônia Mindlin.

    Biblioteca Virtual de Literatura     

     A Biblioteca Virtual de Literatura é um veículo de divulgação e informação destinado a especialistas e pesquisadores, alunos e professores das diversas literaturas e também a leitores e usuários da rede em geral.Com especial atenção à Literatura Brasileira, a BVL ocupa-se ainda das demais literaturas em língua portuguesa e das literaturas latino-americanas e abrange todas as outras literaturas. A literatura dramática está incluída, vinculada às atividades que a levam à cena.

    Biblioteca Virtual Miguel De Cervantes     

     Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes
    La Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes inició su desarrollo en 1998 y se presentó un año después como un fondo virtual de obras clásicas en lenguas hispánicas con un sistema de ordenación y búsqueda similar a una biblioteca y acceso gratuito desde cualquier lugar del mundo a través de internet. El proyecto se ha consolidado como un indiscutible espacio de referencia de la cultura en español y como un proyecto abierto, universal e integrador.

    BIBVIRT - Escola do Futuro da USP - Biblioteca Virtual do estudante de língua Portuguesa     

    Uma das primeiras bibliotecas virtuais de conteúdo aberto do Brasil , detentora de cinco IBEST na categoria digital, com acervo multimídia de livros de domínio público, arquivos de vozes; sons de pássaros, músicas além de seção especial dedicada a deficientes visuais.

    Domínio Público     

    O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

    Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

    bab.la languages – portal linguístico     

    Oferece diversos recursos:traduções em diferentes idiomas, desde expressões coloquiais e regionais até vocabulário técnico e específico.

    Michaelis     

    Dicionários on-line: português/ inglês-português.

    WORDReference.com - Dicionários on-line e gratuitos     

    Dicionário WordReference Português-Inglês é um dicionário em expansão especialmente adaptado para o ambiente on-line.

    Língua Portuguesa

    Instituto Camões (Portugal) - promoção da língua e cultura portuguesas no exterior     

    O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P., abreviadamente designado por Camões, I. P., é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa, financeira e património próprio, que prossegue atribuições do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) sob superintendência e tutela do respetivo ministro.

    Instituto Internacional da Língua Portuguesa - IILP     

    O Instituto Internacional da Língua Portuguesa é uma Instituição da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, que goza de personalidade jurídica e é dotada de autonomia científica, administrativa e patrimonial.

    O IILP promove um contato mais estreito entre os países e suas equipas técnicas, permitindo a a execução de uma política linguística consensuada.

    Língua Inglesa

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    APPLIED LINGUISTICS publishes research into language with relevance to real world problems     

    Applied Linguistics publishes research into language with relevance to real-world problems. 
    The journal is keen to help make connections between fields, theories, research methods, and scholarly discourses, and welcomes contributions which critically reflect on current practices in applied linguistic research. It promotes scholarly and scientific discussion of issues that unite or divide scholars in applied linguistics. It is less interested in the ad hoc solution of particular problems and more interested in the handling of problems in a principled way by reference to theoretical studies.

    BBC UK

    The International version gives prominence to world news, sport and weather along with the BBC's international radio and TV services. You may prefer this version if you live outside the UK.

    ENGLISH TEACHING FORUM online, a quarterly journal published by the U.S

    Department of State for teachers of English as a foreign or second language.

    TESL-EJ - Teaching English as a Second or Foreign Language

    TESL-EJ publishes original articles in the research and practice of English as a second or foreign language.

    Língua Espanhola

    Centro Virtual Cervantes

    El Centro Virtual Cervantes (CVC) es un sitio de Internet creado y mantenido por el Instituto Cervantes de España en 1997 para contribuir a la difusión de la lengua española y las culturas hispánicas.

    EL MUNDO.ES - Portal do jornal espanhol

    Jornal on line espanhol.

    Fundação Universitária Iberoamericana - FUNIBER

    FUNIBER es hoy en día una institución que se desarrolla con la sociedad, a través de diversos convenios y proyectos, participando en actividades, tanto académicas, científicas y de investigación, como de cooperación, desarrollo y crecimiento económico, gracias a su vinculación con universidades e instituciones profesionales para conseguir dar finalmente una Formación Global respetando las identidades locales.

    LANIC - Latin American Network Information Center

    La misión de LANIC es facilitar el acceso a todo tipo de información basada en Internet relacionada con Latinoamérica. Nuestro público meta incluye a toda persona radicada en Latinoamérica, así como aquellos en cualquier parte del mundo interesados en la región. Mientras que gran cantidad de nuestros recursos están diseñados para facilitar los esfuerzos de investigación y académicos, nuestro sitio también se ha convertido en una importante puerta por donde maestros y estudiantes de educación primaria y secundaria, profesionales del sector público y privado y prácticamente cualquier persona que desee adquirir información sobre esta importante región pueden obtener acceso a Latinoamérica.

    Real Academia Espanhola

    O site traz, além de um dicionário completo do idioma espanhol, informações sobre conjugação verbal, links para outras associações voltadas à lexicografia, e uma seção para consultas linguísticas.

    Periódicos Online

    DOAJ - Directory of open Access Journals

    DOAJ is an online directory that indexes and provides access to quality open access, peer-reviewed journals.There is a new process to have journals indexed in the DOAJ. All journals must apply using our new Application Form. Due to the extensive and detailed information we require, only a journal's publisher should complete the form.

    High Wire Press - Stanford University

    HighWire's mission is to extend the reach, impact, and exchange of scholarly ideas through innovative technology, exceptional service, and community engagement.

    Portal de Periódicos Capes  

    O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta atualmente com um acervo de mais de 37 mil periódicos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

    SCIELO - Scientific Eletronic Library Online  

    SciELO - Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha) é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet. Especialmente desenvolvido para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento e particularmente na América Latina e Caribe, o modelo proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica, contribuindo para a superação do fenômeno conhecido como 'ciência perdida'. O Modelo SciELO contém ainda procedimentos integrados para medir o uso e o impacto dos periódicos científicos.

    Signotica  

    A revista SIGNÓTICA é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás. Tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos de cunho teórico ou aplicado nas áreas de Letras e de Linguística, sob forma de artigos e, eventualmente, traduções, entrevistas e resenhas.

     Confluência- Revista Digital

    Confluência é o periódico semestral do Instituto de Língua Portuguesa do Liceu Literário Português dedicado à difusão dos estudos linguísticos, com especial relevo na língua portuguesa. Seu campo temático abrange todas as vertentes de investigação da língua, seja em plano formal ou empírico. Neste sentido, são bem-vindas as colaborações que resultem de pesquisa com base teorética diversificada, desde os modelos mais assentados da tradição filológica até os recentes métodos de análise pautados nos usos linguísticos e na construção do texto escrito e oral.

    Contando com uma tradição impressa desde 1992, Confluência inscreve-se agora na era dos periódicos eletrônicos, no intuito de vencer os limites que ainda impediam sua presença em todos os centros acadêmicos dedicados à investigação linguística.

     

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