ACESSE O REGULAMENTO:

A Biblioteca Prof. Mello Cançado tem como objetivo atender aos estudantes, professores e funcionários da IES e à comunidade. Ela foi construída em uma área de cerca de mil metros quadrados, nos moldes das mais modernas bibliotecas universitárias. Entre os diversos espaços que a Biblioteca oferece, citamos os seguintes ambientes especiais: salão de leitura, cabines de estudos individuais, cabines de estudos em grupo, computadores para pesquisa, videoteca, seção de obras antigas e raras, centro de recuperação e restauração do acervo e banheiros com adaptação para deficientes.

Veja as fotos da nova Biblioteca da FAPAM:

Livros
Outros Materiais

+ Acervo

O acervo atual da Biblioteca da FAPAM é de 18.401 obras, abrangendo livros, periódicos, CDs e DVDs, cadastrados na base de dados RM Biblios e obedecendo à classificação Decimal de Dewey. São 36.877 exemplares de livros e periódicos nas áreas das graduações do IES. O acervo inclui, ainda, 1101 exemplares de materiais especiais, entre CDs, DVDs, monografias, dissertações e teses, de alunos, professores, funcionários e acadêmicos de outras instituições de ensino superior.

+ Horário de funcionamento

A Instituição disponibiliza a biblioteca para o corpo docente, discente e para a comunidade de segunda à sexta-feira durante a tarde e a noite, no horário de 12h00h às 22h30h.

+ Administração

A Administração da Biblioteca está a cargo de 01 (um) profissional habilitado para o exercício no setor, contando ainda com 03 (três) auxiliares de biblioteca.

+ Espaço Físico

A Biblioteca está instalada em amplo espaço físico, com área total de aproximadamente 1000 m2 e está dividida em 03 (três) alas:

A primeira ala é composta pelo salão de acervo, onde se situam ainda: o balcão de atendimento, guarda volumes, setor de administração, laboratório de infopesquisa com 12 (doze) terminais de acesso à Internet, 02 (dois) terminais para consulta, setor de processamento técnico e banheiros.

A segunda ala destina-se a estudos individuais e em dupla, contendo 25 (vinte e cinco) cabines para estudo individual.

A terceira ala consiste no salão de estudos coletivos, com 04 (quatro) cabines para estudo coletivo e 01 (uma) cabine de vídeo com 12 lugares.

As áreas de convivência e biblioteca têm acesso democrático e não possuem obstáculos de trânsito, pois é realizado por rampas em torno do prédio principal das salas de aula. Os sanitários foram construídos já de forma adequada, com apoios e equipamentos para atendimento a portadores de necessidades especiais.

A biblioteca presta alguns serviços à comunidade acadêmica, dentre os quais, destacam-se:

• + COMUT – Programa de comutação bibliográfica;
  • + BIREME – Programa de comutação bibliográfica nas áreas de saúde;
  • + Empréstimo domiciliar;
  • + Disponibilização de jornais diários e periódicos para leitura;
  • + Orientação na elaboração de referências bibliográficas;
  • + Orientação quanto ao uso da biblioteca;
  • + Orientação a pesquisas bibliográficas em sites específicos;
  • + Pesquisa bibliográfica;
  • + Videoteca – Filmes, documentários, CD-Rooms, etc;
  • + Acervos especiais: obras raras e antigas; livros em Braille;
  • + Biblioteca virtual.
Empréstimos

O empréstimo domiciliar de revistas/jornais de notícias e obras de referência (dicionários, etc.) não é permitido. Quanto aos livros, periódicos científicos e outros materiais permitidos, o empréstimo poderá ser prorrogado mediante a apresentação da obra, desde que esta não tenha reserva. Caso haja pendências de materiais atrasados ou multas em aberto, o empréstimo será bloqueado. O empréstimo do exemplar EXCLUSIVO somente poderá ser efetuado após as 22 horas, com devolução até às 13 horas do dia seguinte.

ESTUDANTES | Graduação
 Livros 4 7 dias
CD-ROM  2 2 dias
Periódicos  2 1 dia

ESTUDANTES | Pós-graduação
 Livros 4 15 dias
CD-ROM  2 2 dias
Periódicos  2 1 dia

PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS
 Livros 5 15 dias
CD-ROM  2 7 dias
Periódicos  2 2 dias

Para que o estudante se torne usuário, basta que efetue o pagamento da matrícula, já que a inscrição está vinculada ao ingresso do aluno. A inscrição deverá ser renovada a cada semestre. O aluno inscrito receberá carteira de identificação. Ex-alunos e membros da sociedade poderão ter acesso à pesquisa dentro da biblioteca, não sendo a eles concedido o empréstimo domiciliar. Quanto aos professores, para empréstimo domiciliar, é necessário o comparecimento destes à Biblioteca.

POLÍTICAS DE ATUALIZAÇÃO

A reposição e a atualização do acervo da biblioteca são realizadas a cada semestre por meio da doação de obras, bem como pela aquisição, com o aval da mantenedora, de livros e periódicos necessários para o desenvolvimento de estudos e pesquisas relativas às diversas disciplinas dos cursos oferecidos, tendo em vista a solicitação do corpo docente, colegiados e coordenadores de curso.

A cada final de período os coordenadores de curso reúnem-se com o corpo docente para a avaliação do semestre findo e planejamento do semestre seguinte, onde são indicadas as referências bibliográficas para atualização, que são em seguida repassadas ao bibliotecário para cotação, autorização e aquisição, antes do início de cada semestre. Alguns materiais como livros, fitas de vídeo, periódicos serão adquiridos conforme as necessidades do curso, antecipando-se, todavia, as compras em relação ao efetivo ano de uso dos materiais.

Base de Dados