Projeto Vagalume

OBJETIVOS:

Incentivar o hábito da leitura no cidadão paraminense; contribuir para o desenvolvimento de habilidades ligadas à compreensão textual; possibilitar a formação do senso crítico por meio da leitura; despertar no alunado da FAPAM, bem como na comunidade externa, o interesse pela participação social (ao doarem livros).

JUSTIFICATIVA(S): 

A leitura é uma das ações que mais contribuem para o desenvolvimento de habilidades ligadas à compreensão textual. O sujeito que tem o hábito de ler desenvolve um senso crítico muito mais aguçado diante da realidade e é capaz de extrair conclusões autônomas daquilo que lê, sem se deixar levar por textos tendenciosos. Nesse sentido, o que se observa cada vez mais em nossa realidade, em nível de país e também de comunidade acadêmica, é a diminuição progressiva não só da quantidade de livros literários lidos, mas também na qualidade de leitura. Vê-se um número significativo de brasileiros que não conseguem entender o que leem (são analfabetos funcionais) e, quando conseguem, não têm autonomia crítica para se posicionar diante do que leem, ficando à mercê de comentários dos outros. Essa realidade é preocupante, pois a falta da leitura pode acarretar consequências sérias para o sujeito, não só no que diz respeito aos aspectos pessoais, mas também no que se refere às questões profissionais ou até mesmo nas relações interpessoais mais comuns. Nesse último aspecto, percebe-se que muitos dos desentendimentos que acontecem se devem, em grande parte, a equívocos cometidos no ato comunicacional. No aspecto profissional, especificamente, vê-se que o profissional que é leitor assíduo consegue se articular muito melhor no ambiente de trabalho no que diz respeito às habilidades ligadas à comunicação e também à criatividade. Isso porque a leitura faz com que o sujeito veja a realidade para além dos próprios fatos e consiga vislumbrar possibilidades diferentes de lidar com as situações-problema de modo construtivo. Tendo tudo isso em vista, o projeto proposto se faz necessário tanto para a comunidade interna quanto para a externa, já que, por meio dele, será possível promover a leitura como uma ação do entretenimento e também como transformadora do sujeito.

PÚBLICO ALVO: 

Entidades Escolares do Município de Pará de Minas.

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