CPA – Comissão Própria De Avaliação

A Comissão Própria de Avaliação – CPA – é o órgão responsável pela condução do processo de avaliação das Instituições de Educação Superior – IES.

A CPA encontra-se vinculada ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes, instituído pelo Ministério da Educação através da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004.

A Avaliação Institucional é constituída de três modalidades:

1) Avaliação das Instituições, composta de dois momentos:

a) Autoavaliação;

b) Avaliação externa;

2) Avaliação dos Cursos de Graduação;

3) Avaliação do Desempenho dos Estudantes – ENADE.

 

A CPA | FAPAM busca a participação integrada de toda a comunidade acadêmica, alunos, professores e funcionários, na condução de todo o processo avaliativo da Faculdade de Pará de Minas. 

Prof. Márcio Eduardo Pedrosa Morais | Coordenador

HISTÓRICO

A participação da Faculdade de Pará de Minas – FAPAM no sistema de autoavaliação voluntária iniciou-se em 1999, com a formação da primeira equipe para assumir a coordenação do projeto de autoavaliação da instituição, como parte do Programa de Avaliação das Instituições de Ensino Superior brasileiras, proposto pelo MEC havia já alguns anos.

Inicialmente, foram feitas avaliações por setor, abrangendo a totalidade da comunidade acadêmica, ao final das quais percebeu-se a necessidade de mudanças internas, que foram realizadas antes mesmo das datas programadas. Essa primeira experiência de autoavaliação da Instituição forneceu subsídios para a implementação da segunda experiência, realizada em 2003-2004.

No desenvolvimento da segunda autoavaliação da FAPAM, observando-se que novos procedimentos seriam necessários para ampliar os processos avaliativos, foram criadas comissões de avaliação responsáveis por cada curso e conduzidas pelos seus coordenadores. A base de sustentação do processo de avaliação da IES passou a ser o seu Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, diretriz maior da Academia.

Em 2004, em função da lei n° 10.861, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES – foi criada, por ato da Direção Geral da IES, a Comissão Própria de Avaliação da Faculdade de Pará de Minas – CPA/FAPAM. Essa comissão encontra-se incorporada ao Projeto de Avaliação da Faculdade de Pará de Minas que, levando em consideração as especificidades da IES, conduz seu planejamento e suas ações seguindo as determinações do SINAES.

A CPA/FAPAM procura cumprir, com seriedade, as dimensões previstas na lei, para condução de todo o processo.

Seguindo as orientações da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES – a Comissão Própria de Avaliação da Faculdade de Pará de Minas realizou dois Ciclos Avaliativos (2004/2006 e 2006/2008) cujos Relatórios Finais foram enviados aos órgãos competentes do MEC em 26 de fevereiro de 2006 e 6 de junho de 2008, respectivamente.

“Avaliar é dar valor.” A Faculdade de Pará de Minas continuará cumprindo as
exigências da Lei 10.861, que instituiu o SINAES, com presteza e clareza, por entender
que, conhecendo com profundidade seu cotidiano e a pertinência de suas ações
acadêmicas, estará se qualificando cada vez mais.

Prof. Márcio Eduardo Pedrosa Morais | Coordenador

MODALIDADES E DIMENSÕES

Modalidades dos instrumentos de avaliação – SINAES/MEC

1) Autoavaliação:

a) Autoavaliação institucional interna;

b) Autoavaliação institucional externa;

2) Avaliação dos Cursos de Graduação;

3) Exame Nacional dos Estudantes – Enade;

+ Dimensões Institucionais Avaliadas – SINAES/MEC

1) Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI;

2) Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão (da graduação e da pós-graduação);

3) Responsabilidade social;

4) Comunicação com a sociedade;

5) Políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo;

6) Gestão e organização da instituição;

7) Infraestrutura física;

8) Planejamento e avaliação;

9) Políticas de atendimento aos estudantes;

10) Sustentabilidade financeira;

11) Outros (itens que a instituição considere diferenciais importantes para a 

EQUIPE CPA

A equipe da CPA | FAPAM é coordenada pelo Prof. Márcio Eduardo Pedrosa Morais, que pode ser contactado via telefone, e-mail ou presencialmente, conforme horários de atendimento abaixo:

Segunda-feira  | 14:00 às 18:00
Terça-feira  | 14:00 às 18:00
Quarta-feira  | 14:00 às 18:00
Quinta-feira  | 14:00 às 18:00
Sexta-feira  | Contato Via e-mail ou telefone celular

 

+ Localização e Funcionamento

A Coordenadoria de Avaliação Institucional funciona no Campus FAPAM, situado na Rua Ricardo Marinho, n.º 110 – Bloco 1 – 3º Andar – Bairro São Geraldo – Pará de Minas – MG – CEP 35660-398.

 

+ Canais de Comunicação

Coordenador: Prof. Márcio Eduardo Pedrosa Morais

Email: cpa@fapam.edu.br

Telefone geral – FAPAM: 37 3237-2000

Telefone da CPA: 37 3237-2013

Telefone celular: 31 9 8558-5557 (Prof. Márcio Eduardo Pedrosa Morais)

 

Secretária: Ana Cláudia de Almeida

INSTRUMENTOS AVALIATIVOS

A implementação de um Sistema Integrado de Avaliação Institucional, por prever a auto e heteroavaliação de todos os segmentos da FAPAM, requer a aplicação de instrumentos para todos os segmentos da comunidade acadêmica.


O quadro abaixo aponta os tipos de instrumentos a serem aplicados e as categorias a serem indicadas em cada um deles.

+ Instrumento 1

SEGMENTOS

Discentes da graduação e da pós-graduação.

CATEGORIAS

Dados pessoais e acadêmicos, avaliação das condições de oferta, autoavaliação, análise da organização do ensino por disciplina.

 

+ Instrumento 2

SEGMENTOS

Docentes da graduação e pós-graduação.

CATEGORIAS

Dados pessoais e acadêmicos, avaliação das instalações e serviços, aspectos didático-pedagógicos, pesquisa, extensão e pós-graduação, análise do desempenho discente.

 

+ Instrumento 3

SEGMENTOS

Coordenações de curso de graduação e de pós-graduação.

CATEGORIAS

Dados pessoais e acadêmicos, avaliação das instalações e serviços, aspectos didático-pedagógicos, pesquisa, extensão e pós-graduação, autoavaliação, avaliação dos docentes.

 

+ Instrumento 4

SEGMENTOS

Funcionários.

CATEGORIAS

Dados pessoais, avaliação da estrutura física e serviços, avaliação do funcionamento dos setores, autoavaliação do desempenho profissional.

RESULTADOS

Os resultados da autoavaliação representam a visão dos vários segmentos da comunidade acadêmica da FAPAM: coordenadores, professores, alunos e funcionários. Vale a ressalva, porém, que cada segmento ou parcela dos setores possuem opiniões diferentes sobre os diferentes aspectos avaliados, que devem ser analisadas e ponderadas, pois não constituem em si a verdade objetiva, mas a visão coletiva ou parcelar sobre setores, serviços e processos.

Contudo, parte-se do pressuposto de que quem constrói o dia-a-dia da FAPAM tem condições privilegiadas de indicar os pontos fortes da Instituição e aqueles que devem ser melhorados, fortalecendo o processo de autoavaliação.

Para tanto, é fundamental que seja desenvolvida gradativamente uma “cultura de avaliação” que permita a todos os membros da comunidade acadêmica perceberem a importância da avaliação contínua e a necessidade de agir sobre os resultados.

Cópias dos Relatórios Finais dos dois últimos ciclos avaliados encontram-se na Coordenadoria da CPA/FAPAM, na Biblioteca e na Secretaria Geral, à disposição de qualquer acadêmico que queira consultá-los.

 

Abaixo, uma listagem com as mais importantes melhorias decorrentes de sugestões apresentadas nas Avaliações Institucionais periódicas promovidas pela CPA/FAPAM.

+ Mudanças na valorização das avaliações e na pontuação da avaliação da aprendizagem, com melhorias sugeridas pela equipe pedagógica da IES.

+ Participação dos alunos em Congressos e Encontros Acadêmicos, com a apresentação de trabalhos.

+ Cursos de extensão oferecidos aos sábados, gerando oportunidade de participação dos alunos trabalhadores.

+ Biblioteca aberta ininterruptamente de 12 horas às 22h30min, de 2ª a 6ª feira.

+ Nas avaliações finais, de cada semestre, os alunos têm somente a avaliação no dia marcado para realizá-la (sem outros horários de aulas). Esta conduta é também um auxílio ao aluno trabalhador, pois lhe dá a oportunidade de concentração em últimos e importantes estudos, dedicando-se a cada disciplina.

+ Incentivo ao aumento de divulgação da IES, pedido sempre recorrente da CPA/FAPAM e que culminou com a implantação do Setor de Comunicação e Marketing, para trazer maior visibilidade da Instituição e de seus cursos.

+ Implantação da Ouvidoria Geral da FAPAM, atual exigência do MEC e solicitada pela CPA/FAPAM, assim que percebeu-se a real necessidade de sua implantação dentro da comunidade acadêmica.

+ Informatização das horas acadêmicas (Atividades Acadêmicas Complementares) o que permite que o próprio aluno acompanhe o cumprimento do número de horas exigidas pelo seu curso.

+ Disponibilização online dos certificados dos cursos e demais atividades de extensão.

+ Criação do “Banco de Currículos” para discentes, disponível no site institucional. Este sistema agiliza o acesso do aluno ao estágio de sua preferência.

+ Criação da biblioteca virtual, de acesso livre para toda a comunidade acadêmica, com livros virtuais atualizados de todos os cursos oferecidos pela IES.

+ Criação do CAA, com o objetivo de atender à necessidade de agilização do atendimento aos alunos.

+ Aumento da quantidade de materiais emprestados pela Biblioteca.

+ Melhoria das instalações de todas as salas de aula, com quadros brancos e carteiras mais confortáveis.

+ Criação do Portal Acadêmico, agilizando o contato do aluno com o professor, facilitação da inserção de frequência, nota, material de aula e informações acadêmicas.

+ Melhoria institucional em relação à acessibilidade para alunos portadores de deficiência, tanto em relação às salas de aula, como em relação aos setores institucionais, banheiros, auditórios.

+ Melhoria da reprografia, com a disponibilização de 6 (seis) computadores para uso dos alunos, para que possam formatar, corrigir e elaborar seus próprios documentos a serem posteriormente impressos e/ou copiados. Além disso, a reprografia vende produtos de primeira necessidade para docentes e discentes.

+ Auxílio nas tratativas com a empresa de tratamento de água e esgoto de Pará de Minas (Águas de Pará de Minas) para a despoluição do rio que passa nos fundos da FAPAM.

+ Melhoria institucional em relação à acessibilidade para alunos portadores de deficiência, tanto em relação às salas de aula, como em relação aos setores institucionais, banheiros, auditórios.

+ Melhoria do serviço prestado pela lanchonete da IES, após encaminhamento de demandas dos alunos à CPA por intermédio do Diretor Geral.

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